AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219281748-1761Abstract
Neste trabalho, avaliou-se o Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa, quanto ao seu potencial em trabalhar aspectos CTS/pensamento crítico (PC), com base nos critérios apresentados por Vieira e Tenreiro-Vieira (2011) para a construção de atividades didáticas. A análise revelou que o método possibilita o trabalho com temas de relevância social; permite o planejamento das atividades a partir dos questionamentos e curiosidades dos alunos; possibilita o pluralismo metodológico, com estratégias que envolvam a resolução de problemas, questionamentos, debates, pesquisas, experimentação investigativa, dentre outras; além de oportunizar aos alunos recorrerem às capacidades e disposições do PC, por meio de discussões e momentos de reflexão sobre o tema em estudo.
Palavras Chave: Pensamento Crítico. Planejamento. Trabalho em grupo.
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