VISITA ORIENTADA A LABORATÓRIOS DE PESQUISA: APROXIMANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Thaynara Aparecida Machado Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio-PR
  • Juliete Gomes Póss Asano Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio-PR
  • Rodrigo de Souza Poletto Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio-PR
  • Priscila Caroza Frasson Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219291762-1775

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma visita orientada aos laboratórios de uma universidade, proporcionada à alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, a fim de possibilitar situações de aprendizagem de conteúdos de Ciências e a compreensão da produção de conhecimento científico, por meio de pesquisas e sua aplicabilidade no contexto escolar. Para tanto, a visita realizou-se em três laboratórios e contou com atividades pré-estabelecidas, as quais compuseram os dados da pesquisa. A análise foi baseada na Análise Textual Discursiva. A abordagem despertou o interesse dos alunos, proporcionando momentos de aprendizagem, assim como possibilitou uma aproximação com a produção do conhecimento científico, podendo ser utilizada e adaptada por outros professores a partir de seu contexto escolar.

Palavras Chave: Ensino de Ciências. Modalidade didática. Conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. In: Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994, p. 15-80

CACHAPUZ, A. F. Perspectivas de Ensino. Porto: Eduardo & Nogueira, 2000. 79p.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GOHN, M. G. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. Ensaio – Pesquisa em educação em Ciências, Belo Horizonte, v.3, n 1, p. 5-15, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v3n1/1983-2117-epec-3-01-00045. Acesso em: 02 mar 2020.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf. Acesso em: 23 fev 2020.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n1/08.pdf. Acesso em: 23 fev 2020.

PARANÁ. (SEED) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Ciências. Governo do Estado do Paraná, 2008.

QUEIROZ, G.; KRAPAS, S.; VALENTE, M. E.; DAVID, E. DAMAS, E. FREIRE, F. Construindo saberes da mediação na educação em museus de ciências: o caso dos mediadores do museu de astronomia e ciências afins/ Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 2, n. 2, p. 77-88, 2002.

VIEIRA, V. S. Análise de espaços não formais e sua contribuição para o ensino de ciências. 2005. Tese (Doutorado em Química Biológica) – Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Machado, T. A., Asano, J. G. P., Poletto, R. de S., & Costa, P. C. F. (2021). VISITA ORIENTADA A LABORATÓRIOS DE PESQUISA: APROXIMANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Valore, 6, 1762–1775. https://doi.org/10.22408/reva6020219291762-1775