VISITA ORIENTADA A LABORATÓRIOS DE PESQUISA: APROXIMANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS

Thaynara Aparecida Machado, Juliete Gomes Póss Asano, Rodrigo de Souza Poletto, Priscila Caroza Frasson Costa

Resumo


Este estudo apresenta resultados de uma visita orientada aos laboratórios de uma universidade, proporcionada à alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, a fim de possibilitar situações de aprendizagem de conteúdos de Ciências e a compreensão da produção de conhecimento científico, por meio de pesquisas e sua aplicabilidade no contexto escolar. Para tanto, a visita realizou-se em três laboratórios e contou com atividades pré-estabelecidas, as quais compuseram os dados da pesquisa. A análise foi baseada na Análise Textual Discursiva. A abordagem despertou o interesse dos alunos, proporcionando momentos de aprendizagem, assim como possibilitou uma aproximação com a produção do conhecimento científico, podendo ser utilizada e adaptada por outros professores a partir de seu contexto escolar.

Palavras Chave: Ensino de Ciências. Modalidade didática. Conhecimento científico.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219291762-1775

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008