VISITA ORIENTADA A LABORATÓRIOS DE PESQUISA: APROXIMANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Thaynara Aparecida Machado Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio-PR
  • Juliete Gomes Póss Asano Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio-PR
  • Rodrigo de Souza Poletto Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio-PR
  • Priscila Caroza Frasson Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219291762-1775

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma visita orientada aos laboratórios de uma universidade, proporcionada à alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, a fim de possibilitar situações de aprendizagem de conteúdos de Ciências e a compreensão da produção de conhecimento científico, por meio de pesquisas e sua aplicabilidade no contexto escolar. Para tanto, a visita realizou-se em três laboratórios e contou com atividades pré-estabelecidas, as quais compuseram os dados da pesquisa. A análise foi baseada na Análise Textual Discursiva. A abordagem despertou o interesse dos alunos, proporcionando momentos de aprendizagem, assim como possibilitou uma aproximação com a produção do conhecimento científico, podendo ser utilizada e adaptada por outros professores a partir de seu contexto escolar.

Palavras Chave: Ensino de Ciências. Modalidade didática. Conhecimento científico.

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Publicado

2021-07-14