CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS

Henrique Cesar Estevan Ballestero, Ana Lúcia Pereira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções que estudantes do curso de Engenharia Ambiental tem sobre Física e sua importância para a formação de profissionais da área. Esta pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados a partir de um questionário realizado com 28 (vinte e oito) estudantes do primeiro ano do curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública do interior do Estado do Paraná-Brasil e foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Emergiram três categorias e destacamos que as concepções sobre Física dos futuros engenheiros ambientais apresentam aspectos interessantes que se relacionam à: compreensão de fenômenos; resolução de problemas e como agente de conscientização a respeito de aspectos ligados à melhoria na qualidade de vida da sociedade.

Palavras Chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade. Engenharia Ambiental. Física.



Texto completo:

PDF

Referências


AIKENHEAD, G. S. Collective Decision Making in the Social Context of Science. Science Education, v. 69, Ed. 4, p. 453-475, 1985.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Porto: Edições 70. 1977.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, R.K. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora LDA - 1994.

BRITO, D. C. M. O processo de formação da Engenharia Ambi0ental e a importância de um Vocabulário Controlado: um estudo das grades curriculares dos cursos de Engenharia Ambiental das Instituições de Ensino Superior públicas do Estado de São Paulo. 2010. Trabalho de conclusão de curso (TCC) – Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba Escola de Engenharia de Piracicaba – Curso de Engenharia Ambiental. Piracicaba.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária Renovação do ensino das ciências. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

CHRISPINO, A. Introdução ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Material de estudos para as disciplinas do Programa de Pós-graduação do CEFET-RJ, Rio de Janeiro. 2015.

JACOBI, P. Movimento ambientalista no Brasil. Representação social e complexidade da articulação de práticas coletivas. In: Ribeiro, W. (org.) Publicado em Patrimônio Ambiental – EDUSP – 2003.

MATTHEWS, M. Un lugar para la historia y la filosofía en la enseñanza de las ciências. Comunicación, Lenguaje y Educación, 1991, 11-12, p. 141-155.

MEMBIELA, P. Uma revision Del movimiento CTS em La ensenanza de lãs ciências. In Pedro Membiela (Ed.) Ensenanza de las ciencias desde la perspectiva Ciencia-Tecnología- Sociedade – Formacion científica para la ciudadanía. Madrid: Narcea, 2001.

MOREIRA. M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2011.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning science in informal environments: people, places, and pursuits. ISBN 978-0-309-11956-6: National Academy Press, 2009. 507 p.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021943835-847

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008