CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021943835-847Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções que estudantes do curso de Engenharia Ambiental tem sobre Física e sua importância para a formação de profissionais da área. Esta pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados a partir de um questionário realizado com 28 (vinte e oito) estudantes do primeiro ano do curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública do interior do Estado do Paraná-Brasil e foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Emergiram três categorias e destacamos que as concepções sobre Física dos futuros engenheiros ambientais apresentam aspectos interessantes que se relacionam à: compreensão de fenômenos; resolução de problemas e como agente de conscientização a respeito de aspectos ligados à melhoria na qualidade de vida da sociedade.
Palavras Chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade. Engenharia Ambiental. Física.
Downloads
Referências
AIKENHEAD, G. S. Collective Decision Making in the Social Context of Science. Science Education, v. 69, Ed. 4, p. 453-475, 1985.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Porto: Edições 70. 1977.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, R.K. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora LDA - 1994.
BRITO, D. C. M. O processo de formação da Engenharia Ambi0ental e a importância de um Vocabulário Controlado: um estudo das grades curriculares dos cursos de Engenharia Ambiental das Instituições de Ensino Superior públicas do Estado de São Paulo. 2010. Trabalho de conclusão de curso (TCC) – Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba Escola de Engenharia de Piracicaba – Curso de Engenharia Ambiental. Piracicaba.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária Renovação do ensino das ciências. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
CHRISPINO, A. Introdução ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Material de estudos para as disciplinas do Programa de Pós-graduação do CEFET-RJ, Rio de Janeiro. 2015.
JACOBI, P. Movimento ambientalista no Brasil. Representação social e complexidade da articulação de práticas coletivas. In: Ribeiro, W. (org.) Publicado em Patrimônio Ambiental – EDUSP – 2003.
MATTHEWS, M. Un lugar para la historia y la filosofía en la enseñanza de las ciências. Comunicación, Lenguaje y Educación, 1991, 11-12, p. 141-155.
MEMBIELA, P. Uma revision Del movimiento CTS em La ensenanza de lãs ciências. In Pedro Membiela (Ed.) Ensenanza de las ciencias desde la perspectiva Ciencia-Tecnología- Sociedade – Formacion científica para la ciudadanía. Madrid: Narcea, 2001.
MOREIRA. M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2011.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning science in informal environments: people, places, and pursuits. ISBN 978-0-309-11956-6: National Academy Press, 2009. 507 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.