CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS

Autores

  • Henrique Cesar Estevan Ballestero Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR – Brasil Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Tecnologia – Umuarama – PR.
  • Ana Lúcia Pereira Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR – Brasil Bolsista Produtividade de Fundação Araucária Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências e Educação Matemática – Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG – PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021943835-847

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções que estudantes do curso de Engenharia Ambiental tem sobre Física e sua importância para a formação de profissionais da área. Esta pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados a partir de um questionário realizado com 28 (vinte e oito) estudantes do primeiro ano do curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública do interior do Estado do Paraná-Brasil e foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Emergiram três categorias e destacamos que as concepções sobre Física dos futuros engenheiros ambientais apresentam aspectos interessantes que se relacionam à: compreensão de fenômenos; resolução de problemas e como agente de conscientização a respeito de aspectos ligados à melhoria na qualidade de vida da sociedade.

Palavras Chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade. Engenharia Ambiental. Física.


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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Ballestero, H. C. E., & Pereira, A. L. (2021). CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS. Revista Valore, 6, 835–847. https://doi.org/10.22408/reva602021943835-847