CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS

Auteurs-es

  • Henrique Cesar Estevan Ballestero Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR – Brasil Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Tecnologia – Umuarama – PR.
  • Ana Lúcia Pereira Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR – Brasil Bolsista Produtividade de Fundação Araucária Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências e Educação Matemática – Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG – PR

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva602021943835-847

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções que estudantes do curso de Engenharia Ambiental tem sobre Física e sua importância para a formação de profissionais da área. Esta pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados a partir de um questionário realizado com 28 (vinte e oito) estudantes do primeiro ano do curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública do interior do Estado do Paraná-Brasil e foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Emergiram três categorias e destacamos que as concepções sobre Física dos futuros engenheiros ambientais apresentam aspectos interessantes que se relacionam à: compreensão de fenômenos; resolução de problemas e como agente de conscientização a respeito de aspectos ligados à melhoria na qualidade de vida da sociedade.

Palavras Chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade. Engenharia Ambiental. Física.


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AIKENHEAD, G. S. Collective Decision Making in the Social Context of Science. Science Education, v. 69, Ed. 4, p. 453-475, 1985.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Porto: Edições 70. 1977.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, R.K. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora LDA - 1994.

BRITO, D. C. M. O processo de formação da Engenharia Ambi0ental e a importância de um Vocabulário Controlado: um estudo das grades curriculares dos cursos de Engenharia Ambiental das Instituições de Ensino Superior públicas do Estado de São Paulo. 2010. Trabalho de conclusão de curso (TCC) – Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba Escola de Engenharia de Piracicaba – Curso de Engenharia Ambiental. Piracicaba.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária Renovação do ensino das ciências. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

CHRISPINO, A. Introdução ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Material de estudos para as disciplinas do Programa de Pós-graduação do CEFET-RJ, Rio de Janeiro. 2015.

JACOBI, P. Movimento ambientalista no Brasil. Representação social e complexidade da articulação de práticas coletivas. In: Ribeiro, W. (org.) Publicado em Patrimônio Ambiental – EDUSP – 2003.

MATTHEWS, M. Un lugar para la historia y la filosofía en la enseñanza de las ciências. Comunicación, Lenguaje y Educación, 1991, 11-12, p. 141-155.

MEMBIELA, P. Uma revision Del movimiento CTS em La ensenanza de lãs ciências. In Pedro Membiela (Ed.) Ensenanza de las ciencias desde la perspectiva Ciencia-Tecnología- Sociedade – Formacion científica para la ciudadanía. Madrid: Narcea, 2001.

MOREIRA. M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2011.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning science in informal environments: people, places, and pursuits. ISBN 978-0-309-11956-6: National Academy Press, 2009. 507 p.

Téléchargements

Publié-e

2021-07-14