INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DAS ATAS DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC)

Autores

  • Jeniffer Sabrina Machado Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena – Brasil
  • Eduarda Maria Schneider Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021949916-926

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar a produção sobre o tema interdisciplinaridade publicada nas últimas cinco edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A metodologia corresponde a uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado da arte e análise qualitativa dos dados pelos seguintes critérios: número de trabalhos publicados; estudo teórico ou aplicado; áreas de integração e metodologia de constituição e análise dos dados. Os resultados demonstram que houve um aumento nos trabalhos publicados sobre interdisciplinaridade ao longo dos anos analisados. Portanto, conclui-se que as pesquisas sobre interdisciplinaridade vêm sendo ampliadas, apesar da carência de trabalhos envolvendo atividades práticas e o ensino interdisciplinar.

Palavras Chave: Interdisciplinaridade. Ensino de Ciências. ENPEC.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

BONATTO, A.; BARROS, C.; GEMELI, R.; LOPES, T. B.; FRISON, M. D. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: IX ANPED SUL. Rio Grande do Sul, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME. p. 273, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC, v. 7, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

FAZENDA, I. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994.

FERREIRA, N. S. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, Ago. 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries inicias. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 45-61, jun. 2001.

MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, p. 94, 1999.

NOGUEIRA, M. L. de S. L. S.; MEGID, J. N.; Práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de teses e dissertações. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.9. n.18, p. 23-37, jan-jun. 2013.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SCHNEIDER, E. M.; FUJII, R. A. X.; JUSTINA L. A. D.; CORAZZA M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa. v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Machado, J. S., & Schneider, E. M. (2021). INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DAS ATAS DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC). Revista Valore, 6, 916–926. https://doi.org/10.22408/reva602021949916-926