INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DAS ATAS DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC)
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021949916-926Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar a produção sobre o tema interdisciplinaridade publicada nas últimas cinco edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A metodologia corresponde a uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado da arte e análise qualitativa dos dados pelos seguintes critérios: número de trabalhos publicados; estudo teórico ou aplicado; áreas de integração e metodologia de constituição e análise dos dados. Os resultados demonstram que houve um aumento nos trabalhos publicados sobre interdisciplinaridade ao longo dos anos analisados. Portanto, conclui-se que as pesquisas sobre interdisciplinaridade vêm sendo ampliadas, apesar da carência de trabalhos envolvendo atividades práticas e o ensino interdisciplinar.
Palavras Chave: Interdisciplinaridade. Ensino de Ciências. ENPEC.
Downloads
Referências
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
BONATTO, A.; BARROS, C.; GEMELI, R.; LOPES, T. B.; FRISON, M. D. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: IX ANPED SUL. Rio Grande do Sul, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME. p. 273, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC, v. 7, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
FAZENDA, I. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994.
FERREIRA, N. S. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, Ago. 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries inicias. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 45-61, jun. 2001.
MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, p. 94, 1999.
NOGUEIRA, M. L. de S. L. S.; MEGID, J. N.; Práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de teses e dissertações. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.9. n.18, p. 23-37, jan-jun. 2013.
SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SCHNEIDER, E. M.; FUJII, R. A. X.; JUSTINA L. A. D.; CORAZZA M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa. v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.