IDENTIFICANDO OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DE RADIOATIVIDADE

João Vitor Fagundes, Kátya Regina de Freitas Zara, Marilu Martens Oliveira

Resumo


Conhecer as percepções prévias de discentes sobre conceitos químicos pode auxiliar o professor a visualizar as principais dificuldades encontradas no processo de aprendizagem.  Gaston Bachelard aponta que a ressignificação de conhecimentos é fundamental para a superação de barreiras que impedem a formação da cultura científica, denominados pelo filósofo de obstáculos epistemológicos. O presente trabalho expõe a análise das respostas de dez alunos do primeiro ano do Ensino Médio para quatro questões, aplicados durante a realização de uma sequência didática, cujo objetivo foi o de identificar a presença de obstáculos epistemológicos relacionados ao tema radioatividade. Os dados foram categorizados a partir da quantidade de obstáculos identificados,  que apontou a presença dos obstáculos da observação primeira, generalizações, animista e substancialista.

.

Palavras Chave: Obstáculos Epistemológicos. Ensino de Química. Radioatividade



Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Trad. Estela dos Santos Abreu, Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARDIN, L.. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Retos, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

CARDOSO, H; COSTA, S. Representações sociais sobre radioatividade dos alunos do ensino médio. Revista Técnico Científica do IFSC, v. 1, n. 2, p. 401, 2012.

DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações: ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.

MANCINI, A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2005.

TOZONI-REIS, M. F. C.. Metodologia da pesquisa. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021953968-979

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008