IDENTIFICANDO OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DE RADIOATIVIDADE

Autor/innen

  • João Vitor Fagundes Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina-PR – Brasil
  • Kátya Regina de Freitas Zara Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina-PR – Brasil
  • Marilu Martens Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021953968-979

Abstract

Conhecer as percepções prévias de discentes sobre conceitos químicos pode auxiliar o professor a visualizar as principais dificuldades encontradas no processo de aprendizagem.  Gaston Bachelard aponta que a ressignificação de conhecimentos é fundamental para a superação de barreiras que impedem a formação da cultura científica, denominados pelo filósofo de obstáculos epistemológicos. O presente trabalho expõe a análise das respostas de dez alunos do primeiro ano do Ensino Médio para quatro questões, aplicados durante a realização de uma sequência didática, cujo objetivo foi o de identificar a presença de obstáculos epistemológicos relacionados ao tema radioatividade. Os dados foram categorizados a partir da quantidade de obstáculos identificados,  que apontou a presença dos obstáculos da observação primeira, generalizações, animista e substancialista.

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Palavras Chave: Obstáculos Epistemológicos. Ensino de Química. Radioatividade


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Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2021-07-14