IDENTIFICANDO OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DE RADIOATIVIDADE

Autores

  • João Vitor Fagundes Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina-PR – Brasil
  • Kátya Regina de Freitas Zara Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina-PR – Brasil
  • Marilu Martens Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021953968-979

Resumo

Conhecer as percepções prévias de discentes sobre conceitos químicos pode auxiliar o professor a visualizar as principais dificuldades encontradas no processo de aprendizagem.  Gaston Bachelard aponta que a ressignificação de conhecimentos é fundamental para a superação de barreiras que impedem a formação da cultura científica, denominados pelo filósofo de obstáculos epistemológicos. O presente trabalho expõe a análise das respostas de dez alunos do primeiro ano do Ensino Médio para quatro questões, aplicados durante a realização de uma sequência didática, cujo objetivo foi o de identificar a presença de obstáculos epistemológicos relacionados ao tema radioatividade. Os dados foram categorizados a partir da quantidade de obstáculos identificados,  que apontou a presença dos obstáculos da observação primeira, generalizações, animista e substancialista.

.

Palavras Chave: Obstáculos Epistemológicos. Ensino de Química. Radioatividade


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Trad. Estela dos Santos Abreu, Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARDIN, L.. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Retos, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

CARDOSO, H; COSTA, S. Representações sociais sobre radioatividade dos alunos do ensino médio. Revista Técnico Científica do IFSC, v. 1, n. 2, p. 401, 2012.

DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações: ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.

MANCINI, A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2005.

TOZONI-REIS, M. F. C.. Metodologia da pesquisa. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Fagundes, J. V., Zara, K. R. de F., & Oliveira, M. M. (2021). IDENTIFICANDO OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DE RADIOATIVIDADE. Revista Valore, 6, 968–979. https://doi.org/10.22408/reva602021953968-979