DESENHOS DAS CRIANÇAS SOBRE ELETRICIDADE PARA IDENTIFICAR CIRCUITOS QUE FUNCIONAM (OU NÃO): DO REAL À REPRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021954980-990Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as produções escritas (desenhos) sobre as montagens que funcionavam (ou não), de um grupo de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, a respeito de um problema experimental simples que eles haviam realizado na prática com o propósito de ligar uma lâmpada aos polos de uma pilha por meio de um fio. Trata-se da formação de conceitos e de uma contextualização do cotidiano. A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2017, em uma escola pública da rede municipal situada na periferia de Presidente Prudente/SP. A amostra constituinte da pesquisa foi composta por 26 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária compreendida dos 9 aos 10 anos de idade. Os instrumentos de coleta de dados foram as produções escrita dos alunos (textos e desenhos). Os resultados mostraram que as crianças após terem realizado o experimento conseguiram expressar as ideias corretamente relacionando com o circuito real.
Palavras Chave: Ensino de Ciências. Atividade Experimental. Representação escrita.
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