DESENHOS DAS CRIANÇAS SOBRE ELETRICIDADE PARA IDENTIFICAR CIRCUITOS QUE FUNCIONAM (OU NÃO): DO REAL À REPRESENTAÇÃO

Josiane de Almeida Trevisani, Paulo Cesar de Almeida Raboni, Moacir Pereira de Souza Filho

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar as produções escritas (desenhos) sobre as montagens que funcionavam (ou não), de um grupo de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, a respeito de um problema experimental simples que eles haviam realizado na prática com o propósito de ligar uma lâmpada aos polos de uma pilha por meio de um fio. Trata-se da formação de conceitos e de uma contextualização do cotidiano. A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2017, em uma escola pública da rede municipal situada na periferia de Presidente Prudente/SP. A amostra constituinte da pesquisa foi composta por 26 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária compreendida dos 9 aos 10 anos de idade. Os instrumentos de coleta de dados foram as produções escrita dos alunos (textos e desenhos). Os resultados mostraram que as crianças após terem realizado o experimento conseguiram expressar as ideias corretamente relacionando com o circuito real.

Palavras Chave: Ensino de Ciências. Atividade Experimental. Representação escrita. 



Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, A. P. S. Potenciais problemas Significadores em aulas investigativas: contribuições da perspectiva histórico-cultural. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: 2017.

CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. Anna Maria Pessoa de Carvalho (org.). São Paulo: Cengage Leaning, 2013.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6ª. ed., Petrópolis: Vozes. 2014.

NIGRO, R. G. Ciências: Ensino fundamental – Anos iniciais. 2ª. ed. São Paulo: Ática, 2015. 192p.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências – v. 21(2), pp. 52-67, 2011.

TUNES, Elisabeth. Os conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento verbal. Cadernos Cedes, Unicamp, v. 35, p. 29-39, 1995.

VYGOSTKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Edição eletrônica: Ed Ridendo Castigat Mores (www.jahr.org), 2001.

ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio. v.13, n. 3, p. 67-80, 2011.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021954980-990

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008