DESENHOS DAS CRIANÇAS SOBRE ELETRICIDADE PARA IDENTIFICAR CIRCUITOS QUE FUNCIONAM (OU NÃO): DO REAL À REPRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021954980-990Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar as produções escritas (desenhos) sobre as montagens que funcionavam (ou não), de um grupo de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, a respeito de um problema experimental simples que eles haviam realizado na prática com o propósito de ligar uma lâmpada aos polos de uma pilha por meio de um fio. Trata-se da formação de conceitos e de uma contextualização do cotidiano. A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2017, em uma escola pública da rede municipal situada na periferia de Presidente Prudente/SP. A amostra constituinte da pesquisa foi composta por 26 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária compreendida dos 9 aos 10 anos de idade. Os instrumentos de coleta de dados foram as produções escrita dos alunos (textos e desenhos). Os resultados mostraram que as crianças após terem realizado o experimento conseguiram expressar as ideias corretamente relacionando com o circuito real.
Palavras Chave: Ensino de Ciências. Atividade Experimental. Representação escrita.
Downloads
References
BASTOS, A. P. S. Potenciais problemas Significadores em aulas investigativas: contribuições da perspectiva histórico-cultural. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: 2017.
CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. Anna Maria Pessoa de Carvalho (org.). São Paulo: Cengage Leaning, 2013.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6ª. ed., Petrópolis: Vozes. 2014.
NIGRO, R. G. Ciências: Ensino fundamental – Anos iniciais. 2ª. ed. São Paulo: Ática, 2015. 192p.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências – v. 21(2), pp. 52-67, 2011.
TUNES, Elisabeth. Os conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento verbal. Cadernos Cedes, Unicamp, v. 35, p. 29-39, 1995.
VYGOSTKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Edição eletrônica: Ed Ridendo Castigat Mores (www.jahr.org), 2001.
ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio. v.13, n. 3, p. 67-80, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.