DESENHOS DAS CRIANÇAS SOBRE ELETRICIDADE PARA IDENTIFICAR CIRCUITOS QUE FUNCIONAM (OU NÃO): DO REAL À REPRESENTAÇÃO

Autori

  • Josiane de Almeida Trevisani Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista – Unesp – Presidente Prudente-SP – Brasil
  • Paulo Cesar de Almeida Raboni Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista – Unesp – Presidente Prudente-SP – Brasil
  • Moacir Pereira de Souza Filho Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista – Unesp – Bauru-SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021954980-990

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar as produções escritas (desenhos) sobre as montagens que funcionavam (ou não), de um grupo de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, a respeito de um problema experimental simples que eles haviam realizado na prática com o propósito de ligar uma lâmpada aos polos de uma pilha por meio de um fio. Trata-se da formação de conceitos e de uma contextualização do cotidiano. A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2017, em uma escola pública da rede municipal situada na periferia de Presidente Prudente/SP. A amostra constituinte da pesquisa foi composta por 26 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária compreendida dos 9 aos 10 anos de idade. Os instrumentos de coleta de dados foram as produções escrita dos alunos (textos e desenhos). Os resultados mostraram que as crianças após terem realizado o experimento conseguiram expressar as ideias corretamente relacionando com o circuito real.

Palavras Chave: Ensino de Ciências. Atividade Experimental. Representação escrita. 


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Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2021-07-14