ERA UMA VEZ AS METODOLOGIAS NO MEU ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE AS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Larissa Lunardi, Rúbia Emmel

Resumo


O estudo tem como objetivo analisar as concepções dos licenciandos de Ciências Biológicas sobre as metodologias do ensino de Ciências em um processo de investigação-formação-ação na formação inicial e constituição de professores de Ciências e Biologia. Foi realizado através de pesquisa documental em diários de bordo, nas reflexões em escritas narrativas dos licenciandos a partir da problemática “Como eram as aulas de Ciências durante a sua Educação Básica?”. Através da análise de conteúdo foi possível constituir o cenário reflexivo: “Era uma vez as metodologias no meu ensino de Ciências”, em que identificamos nove categorias. Ficou clara a importância dada pelos licenciandos às estratégias e os recursos de ensino relatados nas escritas, que podem influenciar sua futura prática docente.

Palavras-chave: Diário de bordo. Ensino de Ciências. Constituição do professor.



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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219671143-1156

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008