CONTEÚDOS & EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS ATRAVÉS DA EXTENSÃO

Marcelo Faria Porretti, Felipe da Silva Triani, Monique Ribeiro de Assis

Resumo


Os conteúdos da educação física escolar geram debates entre alunos e docentes por conta de uma trajetória histórica e determinante da educação física brasileira. Passando por questões políticas, sociais e pedagógicas, tendências e abordagens influenciam sua prática escolar, em que ocorreu até mesmo uma desconstrução do papel do professor de educação física, através do chamado professor “rola bola”. O objetivo foi entender que conteúdos vêm sendo trabalhados no Ensino Fundamental e a perspectiva para o Ensino Médio na visão de estudantes do nono ano da segunda etapa da Educação Básica. Justificando-se para uma re/formulação de conteúdos trabalhados nas aulas de educação física do Curso Técnico em Telecomunicações Integrado ao Ensino Médio do CEFET/RJ campus Petrópolis. Com metodologia qualitativa foi aplicado um questionário de 2015 a 2018 para obtenção dos dados. Os resultados expressaram sedentarismo, manutenção de conteúdos esportivos, consideração da disciplina educação física como importante, ajudando na melhoria da qualidade de vida e sendo importante para integração com os colegas, além de ter a temática saúde sendo mais desenvolvida. Conclui-se que nas aulas de educação física do município de Petrópolis os esportes tradicionais continuam a ser trabalhados como maioria dos conteúdos. Merecendo ser necessário re/pensar estratégias de pedagógicas de forma a integrar mais núcleos de cultura corporal, bem como, estimular o combate ao sedentarismo.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. 2. ed. São Paulo: Thompson, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica. 2018.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física no ensino Superior. Educação Física na Escola: Implicações Para a Prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DARIDO, S. C. et al. Educação Física e temas transversais: possibilidades de aplicação. Editora Mackenzie: São Paulo, 2006.

FREITAS, W. C.; TRIANI, F. S.; NOVIKOFF, C. Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre a educação física. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 7, n. 2, p. 13-25, 2017.

SELBACH, S. Educação Física e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

OLIVEIRA, V. M. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1989.

THOMAS, J.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. São Paulo: ARTMED, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

LOVISOLO, H. Educação Física: Arte da Mediação. Sprint Editora: Rio de Janeiro, 1995.

PAULA, W. M.; BAPTISTA, T. J. R. O esporte como conteúdo hegemônico das aulas de educação física em uma escola de Anápolis: um estudo de caso. Kinesis, v. 34, Ed. Especial, p. 51-69, 2016.

SILVA, D. et al. Nível de atividade física e comportamento sedentário em escolares. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 11, n. 3, p. 299-306, 2009.

TRIANI, F. S.; NOVIKOFF, C. Representações sociais do corpo: o universo simbólico da formação de professores de educação física. Autografia: Rio de Janeiro, 2020.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020989261-273

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008