CONTEÚDOS & EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS ATRAVÉS DA EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020989261-273

Resumo

Os conteúdos da educação física escolar geram debates entre alunos e docentes por conta de uma trajetória histórica e determinante da educação física brasileira. Passando por questões políticas, sociais e pedagógicas, tendências e abordagens influenciam sua prática escolar, em que ocorreu até mesmo uma desconstrução do papel do professor de educação física, através do chamado professor “rola bola”. O objetivo foi entender que conteúdos vêm sendo trabalhados no Ensino Fundamental e a perspectiva para o Ensino Médio na visão de estudantes do nono ano da segunda etapa da Educação Básica. Justificando-se para uma re/formulação de conteúdos trabalhados nas aulas de educação física do Curso Técnico em Telecomunicações Integrado ao Ensino Médio do CEFET/RJ campus Petrópolis. Com metodologia qualitativa foi aplicado um questionário de 2015 a 2018 para obtenção dos dados. Os resultados expressaram sedentarismo, manutenção de conteúdos esportivos, consideração da disciplina educação física como importante, ajudando na melhoria da qualidade de vida e sendo importante para integração com os colegas, além de ter a temática saúde sendo mais desenvolvida. Conclui-se que nas aulas de educação física do município de Petrópolis os esportes tradicionais continuam a ser trabalhados como maioria dos conteúdos. Merecendo ser necessário re/pensar estratégias de pedagógicas de forma a integrar mais núcleos de cultura corporal, bem como, estimular o combate ao sedentarismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Felipe da Silva Triani, Revista Valore Editor Científico

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. 2. ed. São Paulo: Thompson, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica. 2018.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física no ensino Superior. Educação Física na Escola: Implicações Para a Prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DARIDO, S. C. et al. Educação Física e temas transversais: possibilidades de aplicação. Editora Mackenzie: São Paulo, 2006.

FREITAS, W. C.; TRIANI, F. S.; NOVIKOFF, C. Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre a educação física. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 7, n. 2, p. 13-25, 2017.

SELBACH, S. Educação Física e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

OLIVEIRA, V. M. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1989.

THOMAS, J.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. São Paulo: ARTMED, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

LOVISOLO, H. Educação Física: Arte da Mediação. Sprint Editora: Rio de Janeiro, 1995.

PAULA, W. M.; BAPTISTA, T. J. R. O esporte como conteúdo hegemônico das aulas de educação física em uma escola de Anápolis: um estudo de caso. Kinesis, v. 34, Ed. Especial, p. 51-69, 2016.

SILVA, D. et al. Nível de atividade física e comportamento sedentário em escolares. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 11, n. 3, p. 299-306, 2009.

TRIANI, F. S.; NOVIKOFF, C. Representações sociais do corpo: o universo simbólico da formação de professores de educação física. Autografia: Rio de Janeiro, 2020.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Porretti, M. F., Triani, F. da S., & Assis, M. R. de. (2021). CONTEÚDOS & EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS ATRAVÉS DA EXTENSÃO. Revista Valore, 5, 261–273. https://doi.org/10.22408/reva502020989261-273