CONTEÚDOS & EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS ATRAVÉS DA EXTENSÃO

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DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020989261-273

Abstract

Os conteúdos da educação física escolar geram debates entre alunos e docentes por conta de uma trajetória histórica e determinante da educação física brasileira. Passando por questões políticas, sociais e pedagógicas, tendências e abordagens influenciam sua prática escolar, em que ocorreu até mesmo uma desconstrução do papel do professor de educação física, através do chamado professor “rola bola”. O objetivo foi entender que conteúdos vêm sendo trabalhados no Ensino Fundamental e a perspectiva para o Ensino Médio na visão de estudantes do nono ano da segunda etapa da Educação Básica. Justificando-se para uma re/formulação de conteúdos trabalhados nas aulas de educação física do Curso Técnico em Telecomunicações Integrado ao Ensino Médio do CEFET/RJ campus Petrópolis. Com metodologia qualitativa foi aplicado um questionário de 2015 a 2018 para obtenção dos dados. Os resultados expressaram sedentarismo, manutenção de conteúdos esportivos, consideração da disciplina educação física como importante, ajudando na melhoria da qualidade de vida e sendo importante para integração com os colegas, além de ter a temática saúde sendo mais desenvolvida. Conclui-se que nas aulas de educação física do município de Petrópolis os esportes tradicionais continuam a ser trabalhados como maioria dos conteúdos. Merecendo ser necessário re/pensar estratégias de pedagógicas de forma a integrar mais núcleos de cultura corporal, bem como, estimular o combate ao sedentarismo.

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Autor/innen-Biografie

Felipe da Silva Triani, Revista Valore Editor Científico

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

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Veröffentlicht

2021-08-02