A inclusão de surdos: uma reflexão sobre a educação bilíngue, divergências e pensamentos em relação ao processo educacional

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva31201878373-387

Abstract

O presente trabalho se refere à inclusão de alunos surdos durante seu período
escolar. Esse trabalho contempla uma entrevista com surdos sobre suas impressões
acerca da inclusão. Apresentaremos aqui algumas das dificuldades enfrentadas
pelos mesmos durante a sua trajetória escolar, de maneira que esta pesquisa possa
possibilitar uma reflexão sobre educação bilíngue e também sobre as divergências e
pensamentos que ainda estão postos em relação ao processo educacional.
Acreditamos que esse trabalho possa ser motivação para novas pesquisas acerca
de mudanças no processo educacional de indivíduos surdos em prol de uma
inclusão que promova um espaço linguístico que fomente nesses alunos a aquisição
de uma linguagem e cultura surda, atendendo-os em suas particularidades.
Palavras-chave: Inclusão, LIBRAS, Surdos.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Roseane Cristina da Silva, Centro Universitário Geraldo Di Biase

Licenciatura em Pedagogia

Literaturhinweise

ALMEIDA, A. O. A inclusão escolar do aluno surdo: mudando o enredo da

história. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente) - Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2014.

BAGGIO, M. A, CASA NOVA, M. G. LIBRAS / organizado pela Universidade

Luterana do Brasil Ulbra. Curitiba: Edi Ibpex, 2009.

GOLDFELD, Marcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio interacionista. 5. ed São Paulo: Plexus Editora, 2002.

LORENZINI, N.M.P..Aquisição de um conceito científico por alunos surdos de classes regulares do Ensino Fundamental. 2004. Dissertação (mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2004.

LUDKE e ANDRÉ. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos (Org.). Inclusão: compartilhando saberes. 3. ed. Petrópolis , Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

MEC, Secretaria de Educação Especial. Deficiência Auditiva / organizado por Giuseppe Rinaldi ET AL. Brasília: SEESP, 1997.

REIS, V.P.F. A criança surda e seu mundo: o estado-da- arte,as políticas e as intervenções necessária. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, 1992.

SKLIAR, C. A SURDEZ: um olhar sobre as diferenças.8 ed. Porto Alegre: Mediação, 2016.

VELOSO, Éden; MAIA, Valdeci. Aprenda Libras com eficiência e rapidez.5. ed. Curitiba: MãoSinais, 2011.

Veröffentlicht

2018-06-14

Zitationsvorschlag

Silva, R. C. da. (2018). A inclusão de surdos: uma reflexão sobre a educação bilíngue, divergências e pensamentos em relação ao processo educacional. Revista Valore, 3(1), 373–387. https://doi.org/10.22408/reva31201878373-387

Ausgabe

Rubrik

Artigo Original