A inclusão de surdos: uma reflexão sobre a educação bilíngue, divergências e pensamentos em relação ao processo educacional
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva31201878373-387Resumo
O presente trabalho se refere à inclusão de alunos surdos durante seu período
escolar. Esse trabalho contempla uma entrevista com surdos sobre suas impressões
acerca da inclusão. Apresentaremos aqui algumas das dificuldades enfrentadas
pelos mesmos durante a sua trajetória escolar, de maneira que esta pesquisa possa
possibilitar uma reflexão sobre educação bilíngue e também sobre as divergências e
pensamentos que ainda estão postos em relação ao processo educacional.
Acreditamos que esse trabalho possa ser motivação para novas pesquisas acerca
de mudanças no processo educacional de indivíduos surdos em prol de uma
inclusão que promova um espaço linguístico que fomente nesses alunos a aquisição
de uma linguagem e cultura surda, atendendo-os em suas particularidades.
Palavras-chave: Inclusão, LIBRAS, Surdos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. O. A inclusão escolar do aluno surdo: mudando o enredo da
história. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente) - Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2014.
BAGGIO, M. A, CASA NOVA, M. G. LIBRAS / organizado pela Universidade
Luterana do Brasil Ulbra. Curitiba: Edi Ibpex, 2009.
GOLDFELD, Marcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio interacionista. 5. ed São Paulo: Plexus Editora, 2002.
LORENZINI, N.M.P..Aquisição de um conceito científico por alunos surdos de classes regulares do Ensino Fundamental. 2004. Dissertação (mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2004.
LUDKE e ANDRÉ. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos (Org.). Inclusão: compartilhando saberes. 3. ed. Petrópolis , Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
MEC, Secretaria de Educação Especial. Deficiência Auditiva / organizado por Giuseppe Rinaldi ET AL. Brasília: SEESP, 1997.
REIS, V.P.F. A criança surda e seu mundo: o estado-da- arte,as políticas e as intervenções necessária. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, 1992.
SKLIAR, C. A SURDEZ: um olhar sobre as diferenças.8 ed. Porto Alegre: Mediação, 2016.
VELOSO, Éden; MAIA, Valdeci. Aprenda Libras com eficiência e rapidez.5. ed. Curitiba: MãoSinais, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.