A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O DIÁLOGO POSSIBILITADO PELO FILME WALL-E

Autor/innen

  • Pollyana Cristina Alves Cardoso
  • Paulo Antônio de Oliveira Temoteo
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219131451-1464

Abstract

O objetivo do trabalho é analisar diálogos permitidos pelo filme Wall-E para compreensão da Educação Ambiental Crítica (EAC) a partir de uma prática educativa realizada com alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da UFLA. Após exibição do filme foi realizada uma discussão, em que os discentes compartilharam suas respostas referentes à compreensão da EAC presente no filme. As falas foram categorizadas via Método da Análise de Conteúdo. Concluímos pelas categorias formuladas que a obra ajudou para construção de saberes e reflexões sobre temáticas contemporâneas as quais o filme fala abertamente ou por suas lacunas. Consideramos, ainda, a importância das animações, pois atuam como frestas para compreensão da realidade de modo lúdico e instigante, podendo ser aplicados em aula para problematização de questões ambientais.

Palavras Chave: Cinema. Educação Ambiental Crítica. Sociedade

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Veröffentlicht

2021-07-14

Zitationsvorschlag

Cardoso, P. C. A., Temoteo, P. A. de O., & Nascimento Junior, A. F. (2021). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O DIÁLOGO POSSIBILITADO PELO FILME WALL-E. Revista Valore, 6, 1451–1464. https://doi.org/10.22408/reva6020219131451-1464