ENSINO DE CIÊNCIAS E AUTONOMIA DOCENTE: ANÁLISES DE PESQUISAS PUBLICADAS NO ENPEC (2007-2017)

Autor/innen

  • Ray Ely Nobre e Souza

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219211503-1517

Abstract

A presente pesquisa teve o objetivo de analisar as abordagens de autonomia docente apresentadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) entre os anos de 2007 a 2017. Foram analisados doze artigos nas Atas dos ENPECs que fazem referência à autonomia docente. Os resultados apontam para as concepções de autonomia docente na vertente técnica, reflexiva e crítica, sendo a reflexiva associada às práticas individualistas, ou grupais, e a técnica, desvinculada do papel social e político da educação. Concluímos que há a necessidade de maior investimento sobre a autonomia docente na formação inicial e continuada, pois esses conhecimentos e aquisições tendem a influenciar a atuação profissional.

Palavras-Chave: Autonomia. ENPEC. Formação de professores.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

ABRAPEC. Sobre a ABRAPEC. Disponível em:

<http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/sobreaabrapec/>.

Acesso em: 03 jun. 2019.

CARVALHO, Lizete; MARTINEZ, Carmem;

OLIVEIRA, Ernandes. A autonomia do grupo de

orientação e planejamento de um projeto de interação

universidade/escola. In: Encontro Nacional de

Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis:

ABRAPEC, 2007.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Trad.

Sandra Trabuco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.

Cultura da performatividade e o tensionamento da

autonomia docente. In: Encontro Nacional de Pesquisa

em Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC,

CUNHA, José; VASCONCELOS, Flávia. As Tiras

Cômicas como recurso motivador para o

desenvolvimento da autonomia de discentes de um

Curso de Licenciatura em Química. In: Encontro

Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.

Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

ENPEC. ENPECs Anteriores. Disponível em:

<http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/enpecsanteriores/>. Acesso em: 03 jun. 2019.

Ensino de Ciências e Autonomia de Professores:

reflexões sobre as pesquisas publicadas na ANPEd. In:

Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em

Ciências. Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

FERNANDES, Hylio; JOJIMA, Cecília; SANTIAGO,

Jane. Adolescência, sexualidade e formação docente:

reflexão e não-diretividade para construção da

autonomia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em

Educação em Ciências. Campinas: ABRAPEC, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes

necessários à prática educativa. 52ª ed. – Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 2015.

FRISON, Marli; DUARTE, Newton; WYZYKOWSKI,

Tamini. A interdisciplinaridade como ação

potencializadora no desenvolvimento de professores de

ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em

Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC,

MARTINS, Angela M. Autonomia e educação: a

trajetória de um conceito. In: Cadernos de Pesquisa,

São Paulo, n. 115, 2002, p. 207-232.

MARCOLAN, Simone; COSTA-BEBER, Laís;

MALDANER, Otavio. Produção de currículo para o

ensino médio: aprendizagens na formação inicial. In:

Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em

Ciências. Campinas: ABRAPEC, 2011.

MELLO, Ana Cecília; HIGA, Ivanilda. Estágio

supervisionado e autonomia docente na formação de

professores de Ciências. In: Encontro Nacional de

Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia,

SP: ABRAPEC, 2015.

MONTEIRO, Marco; MARQUES, Francine. Alteridade

e a autonomia do professor. In: Encontro Nacional de

Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia,

SP: ABRAPEC, 2015.

PERSON, Vanessa; FRISON, Marli. O sentido e o

significado da atividade de formação continuada para

professores de ciências. In: Encontro Nacional de

Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis:

ABRAPEC, 2017.

SANTOS, Elias B.; TACCA, Maria C. V. R.; GAUCHE,

Ricardo. Implantação de um programa institucional de

Ciências e a constituição da autonomia do professor:

uma pesquisa colaborativa. In: Encontro Nacional de

Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis:

ABRAPEC, 2009.

VASCONCELOS, Andréia; RITTER, Jaqueline;

MALDANER, Otavio. A autoria coletiva na produção de

Currículo Interdisciplinar: um processo de formação de

professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em

Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC,

Veröffentlicht

2021-07-14

Zitationsvorschlag

Souza, R. E. N. e. (2021). ENSINO DE CIÊNCIAS E AUTONOMIA DOCENTE: ANÁLISES DE PESQUISAS PUBLICADAS NO ENPEC (2007-2017). Revista Valore, 6, 1503–1517. https://doi.org/10.22408/reva6020219211503-1517