ENSINO DE CIÊNCIAS E AUTONOMIA DOCENTE: ANÁLISES DE PESQUISAS PUBLICADAS NO ENPEC (2007-2017)
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219211503-1517Resumen
A presente pesquisa teve o objetivo de analisar as abordagens de autonomia docente apresentadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) entre os anos de 2007 a 2017. Foram analisados doze artigos nas Atas dos ENPECs que fazem referência à autonomia docente. Os resultados apontam para as concepções de autonomia docente na vertente técnica, reflexiva e crítica, sendo a reflexiva associada às práticas individualistas, ou grupais, e a técnica, desvinculada do papel social e político da educação. Concluímos que há a necessidade de maior investimento sobre a autonomia docente na formação inicial e continuada, pois esses conhecimentos e aquisições tendem a influenciar a atuação profissional.
Palavras-Chave: Autonomia. ENPEC. Formação de professores.
Descargas
Citas
ABRAPEC. Sobre a ABRAPEC. Disponível em:
<http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/sobreaabrapec/>.
Acesso em: 03 jun. 2019.
CARVALHO, Lizete; MARTINEZ, Carmem;
OLIVEIRA, Ernandes. A autonomia do grupo de
orientação e planejamento de um projeto de interação
universidade/escola. In: Encontro Nacional de
Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis:
ABRAPEC, 2007.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Trad.
Sandra Trabuco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.
Cultura da performatividade e o tensionamento da
autonomia docente. In: Encontro Nacional de Pesquisa
em Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC,
CUNHA, José; VASCONCELOS, Flávia. As Tiras
Cômicas como recurso motivador para o
desenvolvimento da autonomia de discentes de um
Curso de Licenciatura em Química. In: Encontro
Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
Florianópolis: ABRAPEC, 2017.
ENPEC. ENPECs Anteriores. Disponível em:
<http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/enpecsanteriores/>. Acesso em: 03 jun. 2019.
Ensino de Ciências e Autonomia de Professores:
reflexões sobre as pesquisas publicadas na ANPEd. In:
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em
Ciências. Florianópolis: ABRAPEC, 2017.
FERNANDES, Hylio; JOJIMA, Cecília; SANTIAGO,
Jane. Adolescência, sexualidade e formação docente:
reflexão e não-diretividade para construção da
autonomia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências. Campinas: ABRAPEC, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes
necessários à prática educativa. 52ª ed. – Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 2015.
FRISON, Marli; DUARTE, Newton; WYZYKOWSKI,
Tamini. A interdisciplinaridade como ação
potencializadora no desenvolvimento de professores de
ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC,
MARTINS, Angela M. Autonomia e educação: a
trajetória de um conceito. In: Cadernos de Pesquisa,
São Paulo, n. 115, 2002, p. 207-232.
MARCOLAN, Simone; COSTA-BEBER, Laís;
MALDANER, Otavio. Produção de currículo para o
ensino médio: aprendizagens na formação inicial. In:
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em
Ciências. Campinas: ABRAPEC, 2011.
MELLO, Ana Cecília; HIGA, Ivanilda. Estágio
supervisionado e autonomia docente na formação de
professores de Ciências. In: Encontro Nacional de
Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia,
SP: ABRAPEC, 2015.
MONTEIRO, Marco; MARQUES, Francine. Alteridade
e a autonomia do professor. In: Encontro Nacional de
Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia,
SP: ABRAPEC, 2015.
PERSON, Vanessa; FRISON, Marli. O sentido e o
significado da atividade de formação continuada para
professores de ciências. In: Encontro Nacional de
Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis:
ABRAPEC, 2017.
SANTOS, Elias B.; TACCA, Maria C. V. R.; GAUCHE,
Ricardo. Implantação de um programa institucional de
Ciências e a constituição da autonomia do professor:
uma pesquisa colaborativa. In: Encontro Nacional de
Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis:
ABRAPEC, 2009.
VASCONCELOS, Andréia; RITTER, Jaqueline;
MALDANER, Otavio. A autoria coletiva na produção de
Currículo Interdisciplinar: um processo de formação de
professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC,
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.