Estágio Supervisionado como um momento privilegiado na Formação Inicial do professor de Química: um relato de experiência

Authors

  • Rosilene dos Santos Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva30201813885-95

Abstract

O Estágio Supervisionado constitui uma importante oportunidade para o licenciando ter contato com a realidade de sua carreira profissional. Dessa forma, o presente trabalho objetivou apresentar um relato de experiência acerca da vivência do Estágio Supervisionado III na formação inicial do professor de Química, além de trazer à reflexão, as dificuldades enfrentadas nesse momento. As experiências aqui relatadas são fruto das observações presentes no diário de campo da estagiária, decorrente da realização do Estágio Supervisionado em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio Técnico em Agroindústria e Informática de uma escola federal, período matutino, em um total de 20 horas/aula. Durante a regência algumas dificuldades surgiram, tais como: a elaboração do planejamento da aula, a dúvida acerca da seleção dos conteúdos a serem trabalhados, como realizar a transposição didática e como ensinar. Ao término da realização da regência vejo o quanto essa experiência me fez repensar sobre o ser professor, impulsionando a me (re)encontrar como tal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosilene dos Santos Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - Universidade Estadual de Maringá (UEM)

References

AGUIAR, E. V. B. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. VÉRTICES, v. 10, n. 1/3, 2008.

BARBOSA, A. M.; AMARAL, T. A Contribuição do estágio supervisionado na formação do pedagogo. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, Curitiba, 9, 2009. Anais... Curitiba: Champagnat, 2009, p. 3672-3685. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2049_1600.pdf>. Acesso em 17 set. 2018.

BORSSOI, B. L. O estágio na formação docente: da teoria a prática, ação-reflexão. I Simpósio Nacional da Educação. Unioeste, Cascavel- PR, 2008. Disponível em: <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2028.pdf>. Acesso em 18 set. 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2 de 01 de julho de 2015 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 19 set. 2018.

CONCEIÇÃO, J. S.; DOS SANTOS, J. F.; MOURA, M. D. C. A.; OLIVEIRA, M. A. R. A importância do planejamento no contexto escolar. Disponível em: < https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/A-IMPORTANCIA-DO-PLANEJAMENTO.pdf>. Acesso em 18 set. 2018.

MÜLLER, L. S. A Interação professor-aluno no processo educativo. Revista Integração, USJT-SP, ano VIII, n.31, novembro/2002. Disponível em: <http://www.usjt.br/proex/arquivos/produtos_academicos/276_31.pdf>. Acesso em 17 set. 2018.

PELOZO, R. C. B. Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado enquanto mediação entre ensino, pesquisa e extensão. REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE PEDAGOGIA. Ano V – Número 10 – Julho de 2007 – Periódicos Semestral. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Pedagogia/apratestagiosuperv.pdf >. Acesso em 18 set. 2018.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. do S. L. Estágio e Docência. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVINO, E. F. M.; VERCEZE, R. M. A. N. O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-Mirim. Práxis Educacional, Bahia, v. 4, n. 4, p. 82 –102, jan./jun., 2008. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/328>. Acesso em 17 set. 2018.

Published

2018-12-26

How to Cite

Oliveira, R. dos S., & Kiouranis, N. M. M. (2018). Estágio Supervisionado como um momento privilegiado na Formação Inicial do professor de Química: um relato de experiência. Revista Valore, 3, 85–95. https://doi.org/10.22408/reva30201813885-95