Estágio Supervisionado como um momento privilegiado na Formação Inicial do professor de Química: um relato de experiência

Autores/as

  • Rosilene dos Santos Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva30201813885-95

Resumen

O Estágio Supervisionado constitui uma importante oportunidade para o licenciando ter contato com a realidade de sua carreira profissional. Dessa forma, o presente trabalho objetivou apresentar um relato de experiência acerca da vivência do Estágio Supervisionado III na formação inicial do professor de Química, além de trazer à reflexão, as dificuldades enfrentadas nesse momento. As experiências aqui relatadas são fruto das observações presentes no diário de campo da estagiária, decorrente da realização do Estágio Supervisionado em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio Técnico em Agroindústria e Informática de uma escola federal, período matutino, em um total de 20 horas/aula. Durante a regência algumas dificuldades surgiram, tais como: a elaboração do planejamento da aula, a dúvida acerca da seleção dos conteúdos a serem trabalhados, como realizar a transposição didática e como ensinar. Ao término da realização da regência vejo o quanto essa experiência me fez repensar sobre o ser professor, impulsionando a me (re)encontrar como tal.

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Biografía del autor/a

Rosilene dos Santos Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado

2018-12-26