A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018172678-689Abstract
Este artigo tem como objetivo compreender a frequência da formação de professores na Educação em Astronomia por meio de publicações em seis periódicos de circulação nacional. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando as revistas ALEXANDRIA - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Ciências, Revista Brasileira de Ensino de Física, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia em um recorte temporal de dezenove anos. Conclui-se que as pesquisas sobre formação de professores na Educação em Astronomia estão presentes nos periódicos encontrados com constante oscilação, mesmo identificando um crescimento de publicações em Educação em Astronomia.
Downloads
References
BRETONES, Paulo Sergio e MEGID NETO, Jorge. Tendências de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia no Brasil. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 24, n. 2, p. 35-43, 2005.
CANIATO, Rodolpho. Um projeto brasileiro para o Ensino de Física. 1973. 576f. Tese (doutorado em Ciências). Faculdade de educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1973.
FERREIRA, Orlando Rodrigues; VOELZKE, Marcos Rincon. Análise do bando de dados de teses e dissertações do DME/UFSCar sobre Educação em Astronomia. Anais do Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul. São Paulo. p. 1-12. 2012.
FRANCO. Maria Amélia Santoro. Pesquisa-ação e prática docente: articulações possíveis. In PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro (org). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas / formativas da pesquisa ação. v. 1. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escritoras editoras, 2012.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino de Astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, 4402. 2009.
LONGHINI, Marcos Daniel; GOMIDE, Hanny Angeles; FERNANDES, Telma Cristina Dias. Quem somos nós? Perfil da comunidade acadêmica brasileira na Educação em Astronomia. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 3, p. 739-759, 2013.
PEREIRA, Ricardo Francisco; FUSINATO, Polonia Altoé. Desbravando o Sistema Solar: um jogo educativo para o Ensino e a divulgação da Astronomia. In NEVES, Marcos Cesar Danhoni (org). Da Terra, da Lua e além. Maringá: Editora Massoni, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.