A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS

Autori

  • Alessandra Daniela Buffon Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM)
  • Ricardo Francisco Pereira Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Física

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018172678-689

Abstract

Este artigo tem como objetivo compreender a frequência da formação de professores na Educação em Astronomia por meio de publicações em seis periódicos de circulação nacional. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando as revistas ALEXANDRIA - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Ciências, Revista Brasileira de Ensino de Física, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia em um recorte temporal de dezenove anos. Conclui-se que as pesquisas sobre formação de professores na Educação em Astronomia estão presentes nos periódicos encontrados com constante oscilação, mesmo identificando um crescimento de publicações em Educação em Astronomia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BRETONES, Paulo Sergio e MEGID NETO, Jorge. Tendências de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia no Brasil. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 24, n. 2, p. 35-43, 2005.

CANIATO, Rodolpho. Um projeto brasileiro para o Ensino de Física. 1973. 576f. Tese (doutorado em Ciências). Faculdade de educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1973.

FERREIRA, Orlando Rodrigues; VOELZKE, Marcos Rincon. Análise do bando de dados de teses e dissertações do DME/UFSCar sobre Educação em Astronomia. Anais do Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul. São Paulo. p. 1-12. 2012.

FRANCO. Maria Amélia Santoro. Pesquisa-ação e prática docente: articulações possíveis. In PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro (org). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas / formativas da pesquisa ação. v. 1. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escritoras editoras, 2012.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino de Astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, 4402. 2009.

LONGHINI, Marcos Daniel; GOMIDE, Hanny Angeles; FERNANDES, Telma Cristina Dias. Quem somos nós? Perfil da comunidade acadêmica brasileira na Educação em Astronomia. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 3, p. 739-759, 2013.

PEREIRA, Ricardo Francisco; FUSINATO, Polonia Altoé. Desbravando o Sistema Solar: um jogo educativo para o Ensino e a divulgação da Astronomia. In NEVES, Marcos Cesar Danhoni (org). Da Terra, da Lua e além. Maringá: Editora Massoni, 2007.

Pubblicato

2018-12-26

Come citare

Buffon, A. D., Danhoni Neves, M. C., & Pereira, R. F. (2018). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS. Revista Valore, 3, 678–689. https://doi.org/10.22408/reva302018172678-689