ENSINO INVESTIGATIVO PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021801208-223Abstract
O ensino de Ciências deve objetivar a Alfabetização Científica (AC), possibilitando a formação de indivíduos críticos e que saibam relacionar sua realidade com saberes científicos. Para atingir esse propósito, as Sequências de Ensino Investigativas (SEI) utilizam a problematização e investigação nas aulas de Ciências, propiciando o papel ativo do aluno na construção do conhecimento. Este artigo apresenta uma pesquisa realizada numa turma do 9º ano de uma escola municipal, no município de Italva-RJ. Aplicou-se uma SEI com o tema de Reações Químicas. Os resultados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e verificou-se melhorias na linguagem adotada pelos alunos, presença de indicadores da AC e motivação durante as aulas, o que sugere melhorias no ensino e aprendizagem.
Palavras Chave: Ensino de Ciências; Método Investigativo; Alfabetização Científica.Downloads
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BORGES, O. Formação inicial de professores de Física: Formar mais! Formar melhor! Revista Brasileira de ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 135-142, 2006.
CARVALHO, A. M. P. D. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
______, A. M. P. D., et. al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1ª ed., 2005.
DELORD, G. C., PORLÁN, R. A. Del discurso tradicional al modelo innovador en enseñanza de las ciencias. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, v.35, 2018, p. 77-90.
GARRIDO, A.; COUSO, D. Competència d'ús de proves científiques: Quines dimensions es promouen a les activitats de l'aula de ciències. Revista Ciències, n.24, 2013, p. 42-47.
GROSSI, M.G. A Neurociência na Formação de professores: Um Estudo da realidade brasileira. Revista Educação e Contemporaneidade, v.23, n.41, 2014, p. 27-40.
GUERRA, L. B.O. Diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Revista Interlocução, v.4, n.4, 2011, p. 3-12.
LORENZETTI, L. E DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais, Ensaio, v.3, n.1, 2001, p. 37-50.
LUDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M Fundamentos de metodologia. 5ªEd. São Paulo Atlas, 2003, 312p.
MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2015.
SASSERON, L. H., CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização cientifica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, 2008, p. 33 – 352.
______, L. H.; MACHADO V. F. Alfabetização Científica na prática: Inovando a forma de ensinar Física. São Paulo: Livraria de Física, 2017.
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v.25, n.1, 2002, p. 14-24.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes Limitada, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.