ENSINO INVESTIGATIVO PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ayana Pinheiro de Souza Nogueira Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes - RJ
  • Simonne Teixeira Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes - RJ
  • Valéria de Souza Marcelino Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes, RJ
  • Edmundo Rodrigues Júnior Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Cachoeiro de Itapemirim, ES

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021801208-223

Resumo

O ensino de Ciências deve objetivar a Alfabetização Científica (AC), possibilitando a formação de indivíduos críticos e que saibam relacionar sua realidade com saberes científicos. Para atingir esse propósito, as Sequências de Ensino Investigativas (SEI) utilizam a problematização e investigação nas aulas de Ciências, propiciando o papel ativo do aluno na construção do conhecimento. Este artigo apresenta uma pesquisa realizada numa turma do 9º ano de uma escola municipal, no município de Italva-RJ. Aplicou-se uma SEI com o tema de Reações Químicas. Os resultados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e verificou-se melhorias na linguagem adotada pelos alunos, presença de indicadores da AC e motivação durante as aulas, o que sugere melhorias no ensino e aprendizagem.

Palavras Chave: Ensino de Ciências; Método Investigativo; Alfabetização Científica.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Nogueira, A. P. de S., Teixeira, S., Marcelino, V. de S., & Júnior, E. R. (2021). ENSINO INVESTIGATIVO PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Valore, 6, 208–223. https://doi.org/10.22408/reva602021801208-223