A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOMETRIA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva31201885388-407Abstract
A Geometria está presente em diferentes campos da vida humana, seja nas construções, nos elementos da natureza em objetos que são utilizados no cotidiano. O objetivo deste estudo é situar o ensino da Geometria nos primeiros anos do Ensino Fundamental, como recurso pedagógico para a aprendizagem em Matemática. A pesquisa é de cunho qualitativa, cujos dados foram coletados mediante a pesquisa em documentos oficiais tais como os PCN (1997) – CBC (2006), bibliográfica apoiada nos estudos de: Pavanello (1989/1993), Lorenzato (1995), Gazire (2000), entre outros que discutem o tema. Concluiu-se que a Geometria é trabalhada de forma superficial, sem ligação com o cotidiano dos alunos nas aulas de Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O estudo revelou a necessidade da formação pedagógica de forma que o professor aperfeiçoe e incorpore conhecimentos sobre Geometria em sua prática pedagógica, provocando intervenções que privilegiam novas situações de aprendizagem de conceitos e do pensamento geométrico.
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