A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOMETRIA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS

Autores

  • Anderson Oramisio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FEESU/UNIPAC FATRA
  • Guilherme Saramago de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva31201885388-407

Resumo

A Geometria está presente em diferentes campos da vida humana, seja nas construções, nos elementos da natureza em objetos que são utilizados no cotidiano. O objetivo deste estudo é situar o ensino da Geometria nos primeiros anos do Ensino Fundamental, como recurso pedagógico para a aprendizagem em Matemática. A pesquisa é de cunho qualitativa, cujos dados foram coletados mediante a pesquisa em documentos oficiais tais como os PCN (1997) – CBC (2006), bibliográfica apoiada nos estudos de: Pavanello (1989/1993), Lorenzato (1995), Gazire (2000), entre outros que discutem o tema. Concluiu-se que a Geometria é trabalhada de forma superficial, sem ligação com o cotidiano dos alunos nas aulas de Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O estudo revelou a necessidade da formação pedagógica de forma que o professor aperfeiçoe e incorpore conhecimentos sobre Geometria em sua prática pedagógica, provocando intervenções que privilegiam novas situações de aprendizagem de conceitos e do pensamento geométrico.

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Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FEESU/UNIPAC FATRA

Possui Graduação em Estudos Sociais(Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015 - EM ANDAMENTO). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, eGestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem.Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná,Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista "Ad hoc" da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu. Docente da Educação Básica - Docente dos Cursos de Especialização Lato Sensu em Uberlândia e Região.

Guilherme Saramago de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991) e em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação acadêmico e profissional. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Ensino Superior, Direito Educacional, Educação Matemática, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

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Publicado

2018-06-14

Como Citar

Santos, A. O., & de Oliveira, G. S. (2018). A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOMETRIA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS. Revista Valore, 3(1), 388–407. https://doi.org/10.22408/reva31201885388-407

Edição

Seção

Artigo Original