A RELAÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA E SEUS RESPONSÁVEIS COM A CIÊNCIA NO COTIDIANO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021826497-509Resumen
A Ciência exerce certa influência em nossa vida cotidiana, sendo considerável reconhecer a importância das suas aplicações na sociedade. No campo da educação brasileira, existe uma dificuldade em estabelecer uma relação entre a escola e a família. A interação entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo. Nossa pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com a participação de 8 estudantes de uma escola pública da cidade de Londrina e 7 responsáveis. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Nossos resultados mostram que os estudantes e seus responsáveis consideram a Ciência importante para a resolução de problemas diários e para a sociedade.
Palavras Chave: Alfabetização científica. Educação para cidadania. Relação família-escola.Descargas
Citas
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencas, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART8_Vol5_N2.pdf Acesso em: 14 abr. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de L. A. Reto e A. Pinheiro. Lisboa: Edições, 70. 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de M. J. Alvarez, S. B. Santos e T. M. Baptista. Porto: Porto Editora. 1994.
CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; PESSOA, A.M.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CASCAIS, M. G. A; TERÁN, A. F. Educação formal, informal e não formal em Ciências: contribuições dos diversos espaços educativos. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL NORTE NORDESTE, n. 20, 2011, Manaus. Anais.... Universidade Federal do Amazonas: UFAM, p. 1-9, 2011.
CASTRO, J. M; REGATTIERI, M. Interações escola – família: subsídios para práticas escolares. Brasília, 2010. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4807-escola-familia-final&Itemid=30192> Acesso em: 17 out. 2017.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FERNÁNDEZ, I.; GIL-PÉREZ, D.; VALDÉS, P.; VILCHES, A. ¿Quévisiones de la ciência y laactividad científica tenemos y transmitimos? In: GIL-PÉREZ, D.; MACEDO, B.; MARTÍNEZ. Chile, 2005.
GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. La contribución de la ciencia a la cultura ciudadana. Cultura y Educación, Salamanca, v. 16, n.3, p. 259-272, 2004.
HODSON, D. In search of a meaning full relationship: an exploration of some issues relating to integration in Science and Science Education. International Journal of Science Education, London, v. 14, n. 5, p. 541-566, 1992.
MONTEIRO, L. A internet como meio de comunicação: possibilidades e limitações. In: Congresso Brasileiro da Comunicação. Anais.... Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, pp. 27-37, 2001.
MOURA, B. A. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.
MOREIRA, M. A. Investigação Básica em educação em Ciências: uma visão pessoal. Revista Chilena de Educación Científica, Chile, v. 3, n. 1, p. 10-17, 2004.
OLIVEIRA A. G; SILVEIRA, D. A importância da Ciência para a sociedade. Infarma: Ciências farmacêuticas. Brasília, v. 25, n. 4, pp. 169, 2007.
POLÔNIA, A. C; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, p. 303-312, 2005.
PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania, 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a01.pdf> Acesso em: 06 março 2020.
TRIVIÑOS, A. S. T. Introdução à pesquisa em ciências sociais. 1ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 1987.
ZANCAN, G. T. Educação científica: uma prioridade nacional. São Paulo em perspectiva. São Paulo, v. 14, n. 1, p. 3-7. 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.