A RELAÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA E SEUS RESPONSÁVEIS COM A CIÊNCIA NO COTIDIANO

Autores

  • Eduardo Mozart Machado Universidade Estadual de Londrina, PR
  • Lucyana N. Afonso Silva Universidade Estadual de Londrina, PR
  • Mariana A. Bologna Soares de Andrade Universidade Estadual de Londrina, PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021826497-509

Resumo

A Ciência exerce certa influência em nossa vida cotidiana, sendo considerável reconhecer a importância das suas aplicações na sociedade. No campo da educação brasileira, existe uma dificuldade em estabelecer uma relação entre a escola e a família. A interação entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo. Nossa pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com a participação de 8 estudantes de uma escola pública da cidade de Londrina e 7 responsáveis. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Nossos resultados mostram que os estudantes e seus responsáveis consideram a Ciência importante para a resolução de problemas diários e para a sociedade.

Palavras Chave: Alfabetização científica. Educação para cidadania. Relação família-escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencas, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART8_Vol5_N2.pdf Acesso em: 14 abr. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de L. A. Reto e A. Pinheiro. Lisboa: Edições, 70. 2011.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de M. J. Alvarez, S. B. Santos e T. M. Baptista. Porto: Porto Editora. 1994.

CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; PESSOA, A.M.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CASCAIS, M. G. A; TERÁN, A. F. Educação formal, informal e não formal em Ciências: contribuições dos diversos espaços educativos. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL NORTE NORDESTE, n. 20, 2011, Manaus. Anais.... Universidade Federal do Amazonas: UFAM, p. 1-9, 2011.

CASTRO, J. M; REGATTIERI, M. Interações escola – família: subsídios para práticas escolares. Brasília, 2010. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4807-escola-familia-final&Itemid=30192> Acesso em: 17 out. 2017.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FERNÁNDEZ, I.; GIL-PÉREZ, D.; VALDÉS, P.; VILCHES, A. ¿Quévisiones de la ciência y laactividad científica tenemos y transmitimos? In: GIL-PÉREZ, D.; MACEDO, B.; MARTÍNEZ. Chile, 2005.

GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. La contribución de la ciencia a la cultura ciudadana. Cultura y Educación, Salamanca, v. 16, n.3, p. 259-272, 2004.

HODSON, D. In search of a meaning full relationship: an exploration of some issues relating to integration in Science and Science Education. International Journal of Science Education, London, v. 14, n. 5, p. 541-566, 1992.

MONTEIRO, L. A internet como meio de comunicação: possibilidades e limitações. In: Congresso Brasileiro da Comunicação. Anais.... Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, pp. 27-37, 2001.

MOURA, B. A. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.

MOREIRA, M. A. Investigação Básica em educação em Ciências: uma visão pessoal. Revista Chilena de Educación Científica, Chile, v. 3, n. 1, p. 10-17, 2004.

OLIVEIRA A. G; SILVEIRA, D. A importância da Ciência para a sociedade. Infarma: Ciências farmacêuticas. Brasília, v. 25, n. 4, pp. 169, 2007.

POLÔNIA, A. C; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, p. 303-312, 2005.

PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania, 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a01.pdf> Acesso em: 06 março 2020.

TRIVIÑOS, A. S. T. Introdução à pesquisa em ciências sociais. 1ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 1987.

ZANCAN, G. T. Educação científica: uma prioridade nacional. São Paulo em perspectiva. São Paulo, v. 14, n. 1, p. 3-7. 2000.

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Machado, E. M., Silva, L. N. A., & Andrade, M. A. B. S. de. (2021). A RELAÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA E SEUS RESPONSÁVEIS COM A CIÊNCIA NO COTIDIANO. Revista Valore, 6, 497–509. https://doi.org/10.22408/reva602021826497-509