Formação Continuada de professores de Química para o uso das Tecnologias: uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

  • Thais Andressa Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM) https://orcid.org/0000-0002-4862-1258
  • Beatriz Haas Delamuta Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)
  • Marcelo Pimentel da Silveira Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)
  • Gerson de Souza Mól Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – UnB

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva30201813101-13

Resumo

Considerando a crescente presença das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no ambiente escolar e a necessidade de que os professores aprendam como agregá-los à sua prática docente, o presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior e buscou compreender o que tem sido investigado sobre o uso das TIC na formação continuada de professores de Química. Para tal foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura – RSL junto aos trabalhos apresentados nas últimas cinco edições do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ, período de 2008-2016. Dos 1006 trabalhos mapeados, foram encontrados 12 trabalhos abordando o uso das TIC na formação continuada, nos quais a maioria focou a apresentação e discussão das tecnologias digitais, por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATANAZIO, A.M.C.; LEITE, A. E. Integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC) à prática docente: alguns desafios. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC). Anais… Florianópolis: UFSC, 2017.

CAIXETA, J. V.; MÓL, G. S. Formação continuada de professores de química por chats. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis: QMC/UFSC, 2016.

CIRINO, M. C.; SOUZA, A. R. O projeto RIVED como ferramenta instrucional de apoio para professores de Química da rede pública de São Paulo. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008.

COSTA, R. S.; ROTTA, J. C. G. Elaboração de um site para Ensino de Ciências. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). Anais... Brasília: IQ/UnB, 2010.

DEUS, T. C.; BARBOSA, M. H. F. Os Níveis de Inclusão Digital dos Professores de Química da Região Metropolitana de Goiânia. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). Anais... Brasília: IQ/UnB, 2010.

ECHALAR, J.D.; QUEIRÓS, W. P.; ECHALAR, A.D.L.F. Um panorama das publicações sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação de professores. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC). Anais… Águas de Lindóia-SP, 2015.

GOUVÊA, S.M.O.; ERROBIDART, N.C.G. A formação de professores para novas tecnologias: reflexões a partir da literatura. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC). Anais… Águas de Lindóia-SP, 2015.

KITCHENHAM, B. A. Procedures for performing systematic reviews. Tech. report TR/SE-0401, Keele University. 2004.

MOREIRA, D. G.; LATINI, R. M. Recursos Midiáticos e Núcleo de Tecnologia Educacional: o que dizem os Professores de Química. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008.

OLIVEIRA, C. C. S. D. et al. Concepção de Professores sobre a utilização de softwares educacionais no ensino de Química Orgânica. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ). Anais... Minas Gerais: DEQUI/UFOP, 2014.

ORTIZ, N. F.; FARIAS, S. A. Utilização de vídeo: experiências dos professores de química nas escolas estaduais públicas no município de Manaus. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ). Anais... Minas Gerais: DEQUI/UFOP, 2014.

PÉREZ, G. P.; CARMONA, J. O. Z.; MATOS, M. S. Interações discursivas e produção de significados em ambientes virtuais na formação contínua de professores. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008.

PINTO, D. J. F. et al. Concepções acerca do uso de recursos audiovisuais por professores da educação básica de um colégio particular da cidade de São Paulo. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ). Anais... Minas Gerais: DEQUI/UFOP, 2014.

ROSA, M. P. A.; EICHLER, M. L. Formação de professores de Química: “ponto de situação” sobre o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores em Portugal. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis: QMC/UFSC, 2016.

SANTOS, I. G. S.; LEÃO, M. B. C. A FlexQuest como estratégia no contexto da Eletroquímica voltada para a Educação Básica. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ). Anais... Salvador: UFBA, 2012.

SERRA, G.M.D.; ARROIO, A. Análise dos trabalhos apresentados nos ENPECs – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – no período de 1997 a 2005, onde são abordados na temática desenvolvida o uso do microcomputador como recurso para aprendizagem. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VI ENPEC). Anais… Florianópolis: UFSC, 2007.

SILVA, J. S.; RITTER, J. Uso de TIC e a formação de professores de Química: emergências no XVII – ENEQ. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis: QMC/UFSC, 2016.

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Oliveira, T. A. L. de, Delamuta, B. H., da Silveira, M. P., & Mól, G. de S. (2018). Formação Continuada de professores de Química para o uso das Tecnologias: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Valore, 3, 01–13. https://doi.org/10.22408/reva30201813101-13