Salta al contenuto principale
Salta al menu principale di navigazione
Salta al piè di pagina del sito
Open Menu
Info
Sulla rivista
Comitato Scientifico ed Editoriale
Dichiarazione sulla privacy
Ultimo fascicolo
Archivi
Proposte
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Processo de Avaliação pelos Pares
Periodicidade
Política de Acesso Livre
Avvisi
Contatti
Cerca
Registrazione
Login
Home
/
Archivi
/
V. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência
V. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência
Caderno temático do II SIPEC - Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018
Pubblicato:
2018-12-26
Artigo Original
Formação Continuada de professores de Química para o uso das Tecnologias: uma Revisão Sistemática de Literatura
Thais Andressa Lopes de Oliveira, Beatriz Haas Delamuta, Marcelo Pimentel da Silveira, Gerson de Souza Mól
01-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva30201813101-13
Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”
Gabriela Gonzaga Cher, Thais Andressa Lopes de Oliveira, Ana Lúcia Scapin, Marcelo Pimentel da Silveira
14-25
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva30201813214-25
Análise dos trabalhos do Encontro Nacional de Educação Matemática sobre o conteúdo Inequações
Wilian Barbosa Travassos, Marcelo Carlos de Proença
26-37
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva30201813326-37
Levantamento das abordagens e tendências referente ao conceito de Energia para o ensino de Física nas Atas do SNEF de 2013 a 2017
Samira Cassote Grandi, Marcelo Christiano da França Junior, Cíntia Cristiane de Andrade, Luciano Carvalhais Gomes
38-48
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva30201813438-48
Afroetnomatemática: uma análise sobre a herança matemática de Povos Africanos
Vanessa Crislaine Oliveira Lacerda, Matheus Augusto Silva, João Carlos Pereira de Moraes, Ana Lúcia Pereira
49-61
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva30201813549-61
As políticas educacionais para cursos de Matemática no Brasil entre as décadas de 1960 a 1970: um olhar a partir da Revista Documenta
Suélen Rita Andrade Machado, Lucieli Maria Trivizoli
62-72
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva30201813662-72
A literatura Infanto-Juvenil como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Holístico em Ciências
Salete da Silva, Cíntia Cristiane de Andrade, Polônia Altoé Fusinato
73-84
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva30201813773-84
Estágio Supervisionado como um momento privilegiado na Formação Inicial do professor de Química: um relato de experiência
Rosilene dos Santos Oliveira, Neide Maria Michellan Kiouranis
85-95
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva30201813885-95
As Ciências da Natureza no Currículo AMOP e sua relação com a Teoria da Aprendizagem Significativa
Taiza de Souza Gusmões da Silva, Reginaldo A. Zara
96-106
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva30201813996-106
Caracterização das perguntas elaboradas pela professora de Ciências no Ensino Fundamental
Flávia Caroline Bedin, Letícia Gonçalves Brambilla Santos, Mateus Carneiro Guimarães dos Santos, Neide Maria Michellan Kiouranis
107-118
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018141107-118
Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM
Cíntia Cristiane de Andrade, Salete da Silva, Samira Cassote Grandi, Ana Tiyomi Obara
119-129
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018142119-129
A epistemologia do pensamento autoritário na educação à luz da Teoria Crítica: contribuições e desafios
Michel Pisa Carnio, Marcos Cesar Danhoni Neves
130-139
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018143130-139
Perspectivas dos estagiários frente ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá
Glaucia Britto Barreiros, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
140-151
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018144140-151
O desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir das atividades experimentais
Elocir Aparecida Corrêa Pires, Elio Jacob Hennrich Junior, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
152-164
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018150152-164
O lugar do Teatro Científico na pesquisa em ensino de Ciências: uma revisão bibliográfica nas Atas do ENPEC
Renan Sota Guimarães, Luciana de Boer Pinheiro de Souza, Leila Inês Follmann Freire
165-175
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018152165-175
Neurociência e Educação para a Ciência: que tipos de produtos “baseados no cérebro” são encontrados nos sítios eletrônicos mais acessados por brasileiros?
Matheus Augusto Silva, Ana Lúcia Pereira
176-187
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018153176-187
O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e atividades pedagógicas em Teses e Dissertações
Kely Cristina Enisweler, Cassiane Beatríz Pasuck Benassi, Maria Júlia Corazza
188-199
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018154188-199
Estado do Conhecimento das pesquisas sobre licenciatura em Matemática do sistema UAB
Paulo Sergio Schelesky, Ana Lúcia Pereira
200-210
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018155200-210
Investigação, Problematização e Argumentação: conteúdo e metodologia no ensino de Ciências
Fernando Rodrigo Bertusso, Cléria Maria Wendling, Vilmar Malacarne
211-222
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018156211-222
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Joici de Carvalho Leite, Tânia do Carmo, Paulo Inada, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
223-235
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018157223-235
INVESTIGAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA MESORREGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
Deisiane Aparecida da Silva Mendes, Rosilene dos Santos Oliveira, Washington Lombarde, Josie Agatha Parrilha da Silva
236-248
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018158236-248
AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA E MAPAS CONCEITUAIS: UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA
Ederson Carlos Gomes, Michel Corci Batista, Polônia Altoé Fusinato
249-259
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018159249-259
A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR
Eliane Aparecida dos Santos, Leila Inês Follmann Freire
260-269
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018160260-269
FONTES PRIMÁRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA
Hugo Shigueo Tanaka dos Santos, Marcos Cesar Danhoni Neves, Daniel Gardelli
270-276
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018161270-276
FRACASSO ESCOLAR EM MATEMÁTICA: DO DEBATE BIBLIOGRÁFICO ÀS QUESTÕES NECESSÁRIAS PARA PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Izauriane Rodrigues Jagas Neves, Matheus Augusto Silva, João Carlos Pereira de Moraes, Ana Lúcia Pereira
277-289
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018164277-289
OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO
João Carlos Pereira de Moraes, Ana Lúcia Pereira
290-300
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018166290-300
MEDIDAS DE TEMPO E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DE CRIANÇAS SURDAS
Josiani Israel Rosalen, Reginaldo A. Zara
301-311
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018167301-311
CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO
Laizir Escarpanezi Rocha, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Marcos Cesar Danhoni Neves
312-321
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018169312-321
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO
Leandro dos Santos, Jheniffer Micheline Cortez dos Reis, Neide Maria Michellan Kiouranis
322-333
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018170322-333
ASTRONOMIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESTADO DO PARANÁ
Aline Alves de Oliveira, Polonia Altoé Fusinato, Michel Corci Batista
334-342
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018175334-342
PARQUE DO CINQUENTENÁRIO: UM ESTUDO INVESTIGATIVO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE INTEGRADA
Aline de Gregório, Anderson de Souza Moser, Eliane Picão da Silva Costa, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
343-352
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018176343-352
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ÁREA E PERÍMETRO: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS E DIFICULDADES DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Amanda Stefani, Marcelo Carlos de Proença
353-363
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018177353-363
A VISÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS DA UTFPR - PONTA GROSSA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE
Anderson Pedro Laurindo, Josie Agatha Parrilha da Silva
364-375
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018178364-375
A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Arnold Vinícius Prado Souza, Marcio Akio Ohira, Ana Lucia Pereira
376-389
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018180376-389
VERTENTES SOBRE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E POLÍTICA EDUCACIONAL: POSSÍVEIS LACUNAS À SE PREENCHER
Emilly Gonzales Jolandek, Ana Lúcia Pereira, João Carlos Pereira de Moraes, Luiz Otavio Rodrigues Mendes
390-402
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018182390-402
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ
Luciani de Oliveira, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
403-414
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018183403-414
MAPAS CONCEITUAIS E PERSPECTIVAS FORMATIVAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Beatriz Haas Delamuta, Marlize Spagolla Bernardelli, Natany Dayani de Souza Assai, Diego Marlon Santos
415-428
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018184415-428
A ABORDAGEM DA ENERGIA MECÂNICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Bianca Cintra de Carvalho, Eloá Dei Tós Germano, Luciano Carvalhais Gomes
429-441
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018185429-441
EM TEMPOS DE INCLUSÃO: O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Maria Vanessa Bär, Philipi de Oliveira, Dulce Maria Strieder
442-453
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018186442-453
FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICO
Natany Dayani de Souza Assai, Juliana Costa Rolim Galvão, Beatriz Haas Delamuta, Marlize Spagolla Bernardelli
454-465
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018191454-465
O FEEDBACK E A INTERAÇÃO DO TUTOR ONLINE COM O ALUNO NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA EM UM CURSO A DISTÂNCIA
Priscila Kabbaz Alves da Costa, Marceli Behm Goulart
466-476
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018192466-476
A POTENCIALIDADE DA EPISTEMOLOGIA ANARQUISTA NO ENSINO O PRINCÍPIO DE INÉRCIA A PARTIR DE ASPECTOS HISTÓRICOS
Danilo Ricardo Rosa de Sá, Marcos Cesar Danhoni Neves, Daniel Gardelli
477-488
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018194477-488
CULTURA CIENTÍFICA/DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Juliana Moreira Prudente de Oliveira, Dulce Maria Strieder, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
489-497
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018195489-497
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA SOBRE PROBLEMAS AMBIENTAIS
Romulo Mateus Duarte, Suelen de Gaspi, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Henrique Ortêncio Filho
498-508
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018196498-508
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Anderson de Souza Moser, Aline de Gregório, Marcos Paulo Alberto Pereira, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
509-520
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018179509-520
Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa
Hederson Aparecido de Almeida, Renato Eugênio da Silva Diniz
521-532
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018140521-532
Estratégias de arregimentação de interesses produzidas em um laboratório (virtual) de Química
Fabiana Gomes, Alexandre Luiz Polizel, Moisés Alves de Oliveira
533-541
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018145533-541
Pedagogias Culturais, Corporalidades e normatividades no Ciberespaço
Alexandre Luiz Polizel, Moisés Alves de Oliveira
542-553
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018146542-553
Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores
Elisângela Rovaris Nesi, Michel Corci Batista
554-563
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018147554-563
Os níveis de organização estrutural do corpo humano a partir da criação de um jogo de tabuleiro
Bruna Moreira de Melo, Elis Maria Teixeira Palma Priotto
564-574
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018148564-574
Os discursos biológicos para os gêneros, as sexualidades e as diferenças no Brasil: um panorama histórico
Fabiana Aparecida de Carvalho, Álvaro Lorencini Júnior
575-586
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018149575-586
Álcool: uma das causas na evasão e abandono escolar do adolescente
Fernanda Carminati de Moura, Elis Maria Teixeira Palma Priotto, Cintia Soares Guerin
587-595
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018151587-595
UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?
Jheniffer Micheline Cortez dos Reis, Neide Maria Michellan Kiouranis
596-607
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018165596-607
VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Kayanne Lia Prado Angelo Leprique, Alisson Henrique Silva, Luciano Carvalhais Gomes
608-618
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018168608-618
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EPISTEMOLOGIA: DO NASCIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA AO CÍRCULO DE VIENA
Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Emerson Pereira Branco, Alessandra Batista de Godoi Branco, Shalimar Calegari Zanatta
619-629
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018171619-629
A HISTÓRIA DA CÉLULA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UM OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE A TEMÁTICA
Marcos Rogério Busso Luz, Cleyton Machado de Oliveira, André Luis de Oliveira
630-641
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018188630-641
INTERFACES DA AVALIAÇÃO E DA REFLEXÃO: TECENDO SIGNIFICADOS NA PRÁTICA DOCENTE
Cintya Fonseca Luiz, Lourdes Aparecida Della Justina
642-654
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018189642-654
PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Claudiane Chefer, Ana Paula Aparecida dos Santos, André Luis de Oliveira
655-666
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018193655-666
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS CAUSADOS PELO DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA NO MEIO AMBIENTE
Natiely Quevedo dos Santos, Eduarda Maria Schneider, Lourdes Aparecida Della Justina
667-677
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018199667-677
Artigo de Revisão
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS
Alessandra Daniela Buffon, Marcos Cesar Danhoni Neves, Ricardo Francisco Pereira
678-689
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018172678-689
JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION
Adriano Lopes Romero, Márcia Borin da Cunha
690-701
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018173690-701
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA BNCC E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Alessandra Batista de Godoi Branco, Emerson Pereira Branco, Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Lucila Akiko Nagashima
702-713
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018174702-713
O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: DILEMAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Emerson Pereira Branco, Alessandra Batista de Godoi Branco, Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Shalimar Calegari Zanatta
714-725
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018181714-725
GERAÇÃO Z: A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NOS HÁBITOS E CARACTERÍSTICAS DE ADOLESCENTES
Cintia Soares Guerin, Elis Maria Teixeira Palma Priotto, Fernanda Carminati de Moura
726-734
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018187726-734
A TEORIA GRAVITACIONAL DE GEORGES-LOUIS LESAGE
Milene Rodrigues Martins, Daniel Gardelli, Marcos Cesar Danhoni Neves
735-743
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018190735-743
Fai una proposta
Fai una proposta
Lingua
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Filiada
Filiada a:
Indexadores
Indexada:
fasf
Visitantes
Sviluppato a cura di
Open Journal Systems